Principal |
|
Regulamentos |
|
Outros | |
Aves |
|
|
|
Patrocinadores |
|
|
O titulo pode ser chocante mas é a pura realidade. Vejamos:
O que leva um ser normal a despender dinheiro e principalmente seu valioso tempo com um hobby? O que faz com que renunciemos a família , o lazer e demais aspectos interessantes da vida dedicando-se a um negócio, sim negócio pois todo hobby tem seu lado comercial, que todos sabem apresenta resultados negativos? È simples de responder: a “vaidade”.
De fato se analisarmos que a criação de canários toma um tempo enorme e exige dedicação quase que total do criador e ainda levando-se em conta dois outros fatores que são o amadorismo dos dirigentes e também dos criadores, somando-se ao déficit do hobby em si, resta-nos definir a “vaidade” como um dos pilares que sustentam a canaricultura. Lógico que muitos não serão partidários desta opinião, porem é importante alertar que se por um lado a criação de canários evoluiu técnicamente nos últimos trinta anos, de outro o número de criadores vem diminuindo a cada período. O que os nossos dirigentes tem feito? Não é nossa intenção criticar, mas sim mostrar a realidade e o momento que vivemos.
Temos participado de alguns clubes e assistido a vários torneios nestes mais de vinte anos e nos deparamos com os mesmos problemas. Clubes sem recursos financeiros (literalmente quebrados) e criadores sem incentivo algum para continuar criando. Isto é sério, pois sem clube e sem criador o que será da nossa canaricultura?
Não temos e não podemos atribuir culpa aos dirigentes dos clubes e federações, que julgamos ser abnegados em favor da causa, porem é importante repensar toda esta situação.
Temos para nós que a questão é estrutural. Há uma entidade mãe que concentra os recursos e daí para baixo as dificuldades são enormes para manter os clubes em funcionamento. Aqui em São Paulo, por exemplo, quase a totalidade dos clubes tem problemas financeiros. Quem são os responsáveis? Todos nós que criamos pássaros. É simples, pagamos valores absurdos por canários, que em muitas das oportunidades são medíocres, só que são de planteis de criadores famosos, e não temos a clareza para manter nossos clubes com um mínimo de recursos suficientes para a sua manutenção. Por que fazemos isso? Simplesmente porque a vaidade do ser humano em querer superar seus concorrentes faz com que nos esqueçamos do principal que é tornar o clube forte.
Vamos,portanto, refletir sobre o tema e encontrar um caminho que seja sobretudo em favor da canaricultura como um todo. Vamos repensar e encontrar soluções que façam com que mais criadores se interessem pelo hobby, não apenas sob o aspecto técnico, mas agregando valores comerciais. Vamos deixar a hipocrisia de lado. Vamos admitir que a maioria cria pássaros pensando no retorno financeiro.
Desculpem, mas há muito tínhamos necessidade de externar este pensamento que esperamos contribuir, de alguma forma, para criar melhores condições para prosseguirmos com o hobby que escolhemos.
Renato Lucena.
Notas sobre o autor: É criador de canários, Associado ao Clube SANO, Formado em ciências contábeis. Se dedica principalmente a criação da linha clara de canários de cor. email: renato@escritoriosantana.com.br
© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer