Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES

A alimentação oferecida as fêmeas com filhotes deverá conter farinhadas com ovo cozido sem casca, amassado ou passado no liquidificador. Existem no mercado várias marcas e tipos de farinhadas, existem as que contém ovo liofilizado ( ovo em pó) sendo muito práticas para o criador. Pode-se usar verduras como o almeirão, chicória e couve, sempre muito bem lavadas e frescas, bem como maçã, pepino e jiló.
O uso de variedades de sementes também é importante. Deve-se oferecer uma boa mistura de sementes, existem em casas especializadas já preparadas contendo as proporções adequadas. Vários criadores, por experiência própria preferem preparar sua própria mistura especial, porem é bastante satisfatório o uso das misturas oferecidas no comercio, nas casas especializas. Alguns canários não alimentam ou alimentam mal os seus filhotes, apesar dos cuidados do criador.

É sempre interessante ter várias fêmeas chocando ao mesmo tempo. Caso falhem as manobras para estimular uma fêmea a tratar sua ninhada, resta a possibilidade de distribuir os filhotes entre as fêmeas que estejam tratando bem. Alguns criadores costumam auxiliar as fêmeas, administrando alimentos pastosos no bico dos filhotes. Esse procedimento deve ser usado principalmente nos primeiros dias de vida dos filhotes, acreditamos que nos dois ou três primeiros dias de vida é muito importante alimentar os filhotes através de palitos ou mesmo seringas descartáveis, administrar nesse alimento vitaminas e medicamentos eficientes no tratamento, por exemplo, da colibacilose, patologia responsável pela maioria das mortes no ninho, além de complexo de vitaminas e promotores de crescimento. Atualmente tem-se empregado vários medicamentos para essa fase dos ninhedos, sendo os mais usados os probióticos e hepato-protetores.
Esse procedimento, auxilia o desenvolvimento inicial, mantendo os filhotes em condições de se levantarem e pedirem alimentação às mães, aumentando o índice de sobrevivência.
As fórmulas das farinhadas que devem ser misturadas ao ovo cozido e passado pela peneira para fazer a "farinhada "ou "farofa ", são muito variadas. Esse assunto é bastante polêmico e cada criador tem a sua própria receita, guardando muitas vezes com grande segredo. O objetivo final dessa farinhada é obter uma mistura com proporções adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, além de sais minerais e vitaminas, o que na maioria das vezes não é alcançado.
Nas revistas e livros especializados encontram-se várias sugestões para o preparo dessas misturas. Existem hoje no comércio rações balanceadas e adequadas especialmente formuladas para criar pássaros a mão, são bastante eficientes, e estão sendo usadas por criadores de renome, com bons resultados. Aconselhamos seu uso, visto serem produtos desenvolvidos cientificamente, além de sofrerem fiscalização dos órgãos governamentais responsáveis.

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting