Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

Crested

Origem : Grã-Bretanha

Histórico

A mutação do topete surgiu entre 1709 e 1750.

Várias raças passaram a exibir este ornamento e inicialmente a raça Norwich apresentava dois tipos distintos, os CRESTED e os PLAINHEAD (cabeça lisa.).

A partir de 1860, os pássaros de topete começaram a ser separados dos de cabeça lisa e constituíram uma nova raça, onde os pássaros sem topete descendentes dos de topete passaram a se chamar CREST BRED.

A raça atingiu seu apogeu no final do século passado e como todas as raças européias teve seus percalços com as duas Guerras Mundiais.

Sob o patrocínio da OVCA (Old Varieties Canary Association) a raça voltou a expandir-se após a década de 70 e hoje está bastante difundida pelo resto do mundo.

raça se compõe, como todas em que há o topete, de dois tipos de indivíduos: os de topete denominados CRESTED e os sem topete, em cujos ascendentes há sempre um pássaro de topete, denominados CREST-BRED.

O CRESTED IDEAL

Topete -  O topete é a parte fundamental. As penas que o compõe são largas e abundantes e se irradiam de um ponto central no meio do topo da cabeça, cobrindo quase totalmente o bico e os olhos. Os topetes ideais são aqueles em que as penas fazem uma curva partindo do ponto central, elevando-se para depois cair. Deve ser circular, sem falhas e se fundir harmoniosamente com a nuca. A cabeça sendo grande, o topete também o é. Nos pássaros sem topete penas longas na cabeça e sobrancelhas evidentes caracterizam o parceiro perfeito.

Forma - A forma do corpo é semelhante á do Norwich. Os ombros são largos, peito profundo, dorso quase plano ligado á cabeça por um pescoço curto e grosso.

Tamanho - O tamanho é sempre superior aos 16 cm.

Posição - A posição é semelhante também á Norwich, aproximadamente 45º com a horizontal do poleiro.

Plumagem - A plumagem, ao contrário da do Norwich é abundante e são admitidas penas soltas. Os chorões, quando presentes, valorizam o exemplar.

Asas -  As asas são curtas, perfeitamente aderidas ao dorso, sem se cruzarem, estarem arriadas ou levantadas.

Cauda - A cauda é média e compacta.

Patas - As patas são curtas com as coxas praticamente dissimuladas na plumagem, canelas curtas e fortes com dedos e unhas perfeitos.

            Não são admitidos colorantes artificiais e o pássaro deve estar limpo e saudável e sua movimentação é relativamente pequena.


Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting