Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

 

Gripe aviária no Brasil

(campanha)

links relacionados: http://www.roche.com.br

Cumprir nossas responsabilidades como criadores de aves domésticas e como brasileiros é de suma importância para manter essa grave enfermidade longe de nossas fronteiras.

A doença está presente em toda Europa e continente asiático. As grandes rotas de migrações das aves com potencial de contato com os vírus estão fora das Américas.

Aqui cabe a máxima de que Deus é Brasileiro, ou, numa adaptação para esse caso vale dizer que Deus é pelo menos Americano, ou quem sabe latino americano. Ficamos livres desse mal, até o momento por pura sorte, e por características da geografia e pela biodiversidade do nosso planeta, que nos isolou, pelos oceanos, do velho continente.

É desesperador imaginar nosso país sofrendo com uma crise de gripe aviária. Os prejuízos comerciais nas criações de aves para consumo humano seria incalculáveis. Os dois maiores exportadores mundiais de aves: Brasil e Estados Unidos"; Fatalmente teriam que exterminar milhões de aves na região onde se localizasse um caso confirmado. Aí também entrariam aves domésticas e silvestres.

O perigo da gripe aviária chegar até nós é latente e real. Como já disse nosso Presidente Lula “a questão não é saber se a gripe aviária vai chegar ao nosso país, e sim saber quando ela irá chegar”. E nisso nosso Presidente está certo. Realmente tratando-se de um vírus de fácil adaptação e mutação as possibilidades são enormes.

Os prejuízos para toda a sistemática de criação e exposições de aves domésticas e exóticas no território brasileiro também seriam sérios e avassaladores. As exposições e qualquer forma de aglomeração e contatos públicos com aves seriam proibidas. Certamente o sistema entraria em colapso com grandes possibilidades de se extinguir.

Cabe a nós criadores e dirigentes de Clubes e demais interessados em manter a gripe aviária longe de nosso país, tratar esse assunto com a seriedade necessária. Devemos atender todas as diretrizes e sistemáticas de controle baixadas pelas autoridades sanitárias brasileiras. Uma delas é de que devemos criar nossas aves longe do contato com aves silvestres. Manter rígido controle sanitário nos criatórios. Manter aves em quarentena quando forem introduzidas no plantel.

Lembramos que a importação de aves domésticas no Brasil está proibida, principalmente das zonas de ocorrência da gripe aviária e doença de new castle.

Todo brasileiro que tiver conhecimento de importação ilegal de aves domésticas deverão, por força de lei, fazer a devida comunicação (denúncia) às autoridades sanitárias do país (Ministério da Agricultura) sob pena de incorrer em crime de conluio com os infratores. Quem importar aves nesse estado de risco deve ser imediatamente denunciado.

Hoje temos duas possibilidades importantes da gripe aviária chegar até nós. Uma é pela fronteira com a Argentina, por uma rota de imigração de aves silvestres que desce da América do norte. Essa região é muito vigiada e qualquer possível caso é investigado rigidamente pelas autoridades sanitárias dos dois países envolvidos. A outra é a possível ameaça imposta por criadores que querendo trazer aves de qualidades para seus plantéis, importam aves ilegalmente das zonas de risco.

Vamos estar atentos, cumprir nossas responsabilidades como brasileiros e amantes das aves. Vamos denunciar os infratores.

Silvano Pereira Ferraz

O autor é Presidente da SANO Bienio 2005/2006 e 2007/2008 - É Criador de canários de cor e Porte. Tem a patente de SubOficial da Força Aérea Brasileira - Atua no ramo de Infraestrutura aeroportuária. Participa de grupo de trabalho com autoridades do IBAMA nos projetos de Planejamento e Implantação de áreas de Soltura de Aves Silvestres.

 

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting