Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

Controle de Doenças em Criatórios.

Por Renato Valentim

Toda doença, para se propagar, segue uma série de acontecimentos; A chamada cadeia epidemiológica, que é esquematizada abaixo:


Fonte de infecção - Via de eliminação - Via de transporte - Via de penetração - Suscetível A fonte de infecção é o animal doente ou portador assintomático (ex animal que teve micoplasmose continua, ,mesmo após a cura, eliminando o micoplasma). A via de eliminação podem ser fezes, respiração, secreções etc. O agente é transportado pela água, alimento, ar, materiais, mãos dos tratadores,etc, atingindo o animal suscetível (qualquer um que possa desenvolver a doença) por uma via de penetração (via oral, respiração, machucados, pele etc). Nesta cadeia também podemos acrescentar os vetores que ligam a fonte de infecção às vias de eliminação, transporte e a penetração. Os vetores podem sem insetos, outras aves selvagens etc. O princípio do controle de doenças infecciosas e parasitárias em criatórios de aves ornamentais segue a lógica da quebra de um ou mais elos da cadeia epidemiológica. Sempre lembrando que muitas vezes quebrar apenas um dos elos pode não ser suficiente já que uma única medida de profilaxia estará muito sujeita a falhas. Um vetor também pode acabar com um programa de controle de doenças baseado em uma única medida profilática. Portanto:

Fontes de infecção devem ser tratados ou retirados do plantel, tanto os animais doentes quanto aqueles portadores, na dependência do tipo de doença. Animais novos não devem entrar no plantel sem uma devida quarentena. As vias de eliminação, transporte e penetração podem ser bloqueadas por meio de limpeza e desinfecção. Este é o ponto mais fraco da maior parte dos criatórios. A limpeza deve preceder a desinfecção. A ação dos desinfetantes é dificultada se houver crostas de sujeira e matéria orgânica no ambiente (gaiolas, poleiros, chão etc.). Alem disso, boa parte dos ovos e oocistos dos germes e parasitas não são sensíveis aos desinfetantes, devendo ser retirados mecanicamente, por meio de lavagem ou eliminados por fogo, o que é impraticável na maior parte dos criatórios. Poleiros e gaiolas devem ser lavados e escovados semanalmente e depois desinfetados. Bebedouros e comedouros diariamente. As fezes também devem ser retiradas diariamente. Vários desinfetantes podem ser utilizados, como Amônia quaternária, Cloro, fenóis, clorexidina e associações. Lembrar que alguns deles podem ser tóxicos em baixíssimas concentrações, portanto é importante consultar a indicação do fabricante. Após a desinfecção o material pode ser novamente lavado. Isto diminui o efeito residual do desinfetante, mas também diminui sua toxicidade. Desinfetantes matam os germes por ação física, portanto estes não criam resistência a eles. O mesmo não ocorre com inseticidas. Estes devem ser utilizados com critério e de preferência com a supervisão de um veterinário. O mau uso de inseticidas pode favorecer a geração de linhagens de parasitas resistentes. Isto geralmente ocorre por uso por tempo e em quantidade insuficientes. Erros de doses também podem provocar intoxicações.

Deve-se tomar um especial cuidado com vetores, como os pássaros selvagens, ratos, e outros animais. A suscetibilidade dos animais também pode variar. Animais bem alimentados, criados em ambientes limpos tendem a ser mais resistentes a doenças. As conseqüências disto são menores taxas de mortalidade, e maior natalidade, fechando um círculo virtuoso de crescimento e saúde.

Renato Valentim
Médico Veterinário
Grupo Vet- Science

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting