Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

 

O CANÁRIO VERMELHO DE OLHOS VERMELHOS E BICO VERMELHO

Há quatro anos, tomamos conhecimento do surgimento de uma nova mutação: o " BICO VERMELHO " ou " URUCUM " e dos intensos trabalhos desenvolvidos para fixá-la.

Imaginamos que seria um belo trabalho, e estabelecemos como um objetivo a ser atingido num prazo mínimo de 3 anos, incluir esta mutação nos Inos Lipocrômicos Clássicos com Fator , o que poderia resultar num Canário Vermelho, de Olhos Vermelhos e de Bico Vermelho.

O prazo mínimo de 3 anos inicialmente estabelecido para alcançar a meta, deveu-se ao fato de que os exemplares mutantes então existentes não possuíam a rusticidade necessária para o cruzamento com "INOS", o que nos obrigaria, no primeiro ano, a introduzir a mutação, criando machos duplo portadores (de INO e BV) e triplo-portadores (INO, BV e MF), e fêmeas portadoras de BV e dotadas de rusticidade; no segundo ano, faríamos fêmeas "INO" portadoras de BV, e no terceiro ano, com sorte, um INO-BV.

Adquirimos alguns exemplares com a mutação, e através de cruzamentos com canários de nossa linhagem e de um intenso trabalho de seleção genética, que obviamente resultou num grande número de descartes, conseguimos criar em 2005 (no terceiro ano, como previsto), um exemplar com as características desejadas, que até a definição e normatização de nomenclatura pela OBJO , estamos denominando RU. BV. IN . Estaremos apresentando, no Campeonato Brasileiro de 2006 , além deste exemplar, canários vermelhos, intensos e nevados, com a mutação, bem como vermelhos marfins, intensos e nevados, com a mutação, para apreciação da O.B.J.O . Para este ano, esperamos obter exemplares com as 3 mutações simultâneas , ou seja, um RU. MF. BV .

Dada a qualidade já atingida e a beleza dos exemplares, acreditamos que a mutação está definitivamente fixada e gostaríamos que a O.B.J.O. acelerasse os trabalhos de normatização e aprovação desta mutação, a fim de que pudéssemos ter um maior interesse de outros criadores, o que agilizaria o desenvolvimento e a melhoria de qualidade advinda da competição no Campeonato Brasileiro.

Carlos Alberto Policaro

BIQ CANARIL

 

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting