O canário denominado TOPETE ALEMÃO nada mais é que um canário de cor dotado de um topete. Apesar. Apesar de sua origem bem antiga, somente em 1963 os alemães apresentaram um padrão para julgar a raça.
Os padrões de cor são idênticos aos canários desse segmento da canaricultura, a única diferença sendo no caso o topete, que nos canários que o possuem deve seguir regras especiais.
Basicamente, é um canário de cor, que é exibido para ser julgado como um canário de porte que possui um topete.
Atualmente, em todo o mundo, somente os pássaros que possuem topete são julgados.
O TOPETE ALEMÃO IDEAL
Tamanho - O tamanho ideal varia entre 13 e 14 cm.
Topete - O topete ideal deve partir da parte superior do bico, passar sobre a parte superior dos olhos e passar sobre o pescoço completando a forma quase elíptica, sem que, contudo as penas da parte traseira do topete dissimulem-se na nuca perfeitamente.
Num exemplar de qualidade as penas acima referidas devem curvar-se para cima (rabo de marreco), podendo aparecer uma pequena área calva na região do occipital.
Ao contrário de todas as outras raças de topete, este pode não possuir um ponto central, mas uma pequena linha de mais de três milímetros da qual o topete se irradia.
São admitidos os pássaros unicolores como nos canários de cor, podendo, porém, nos lipocrômicos o topete ser melânico ou grisalho, nunca manchado.
Nos exemplares melânicos não é admitida qualquer pena lipocrômica.
Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.
|