Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

Lancashire

Origem : condado de Lancashire - Inglaterra

Histórico

Segundo a OLD VARIETIES CANARY ASSOCIATION (OVCA), clube que se dedica na Grã-Bretanha a manter e estimular o desenvolvimento das velhas raças de canários, a origem da raça LANCASHIRE nunca foi documentada mas acredita-se que ela se originou do velho canário Holandês que foi trazido para o pais, no século XVIII, pelos tecelões flamengos.

Nos tempos vitorianos ela atingiu, provavelmente, o auge do seu   desenvolvimento mas nunca encontrou muita popularidade fora de sua zona de origem. A partir de 1870 começou a ser utilizada intensamente para melhorar outras raças, notadamente a Crested, a Norwich e a Yorkshire. O desfalque causado por tal pratica provocou uma queda sensível nos planteis puro e isto, somado a varias razões, resultou no inicio do declínio da raça. Tal declínio continuou através do século atual e é provável que os últimos planteis puros tenham, durante a 2ª Grande Guerra, desaparecido .

 

Os LANCASHIRE atuais foram reconstituídos pelo emprego das raças para as quais haviam contribuído no passado, e hoje já se apresentam com caracteristicas idênticas as originais.

O trabalho de reconstituição executado pelos criadores Ingleses, sob a orientação de G. T. Dodwell, baseou-se na utilização de passaros das raças Yorkshire e Crested, nas quais a utilização do LANCASHIRE foi bem acentuada.

Utilizando os passaros dessas raças em acasalamentos judiciosos, em relativamente pouco tempo conseguiram-se passaros com a forma desejada, deficiente apenas em dois itens: TAMANHO e TOPETE .

Posteriormente, um trabalho intenso e persistente permitiu que as deficiências fossem reparadas e hoje os Lancashire apresentados, ainda que não muito numero dos, já apresentam caracteristicas tão boas ou melhores que os passaros antigos.

O Lancashire ideal

O LANCASHIRE é uma raça que possui indivíduos com topete, os denominados COPPIES, e os que não possuem, denominados PLAIN HEAD ( cabeça lisa). Os dois tipos, como em todas as raças em que aparece o topete, constituem a raça. O LANCASHIRE é um pássaro pesado de tamanho grande ( acima de 8 ") que, em posição, apresenta-se ereto e altivo.

O pássaro de topete possui o mesmo em forma de ferradura. Começando atrás da linha dos olhos e praticamente se fundindo cum a nuca, formando um arco de elipse frontal de aproximadamente 270º sem qualuqr falha em sua forma ou irradiação, caindo ligeiramente do centro para as extreminades.

Não deve possuir descontinuidades na região da nuca, e parte dos olhos e do bico ficam á mostra.

O pescoço é bem nítido e cheio. As penas são lisas e aderentes. Os ombros são largos, as costas longas e cheias de modo idêntico ao peito largo e possante. As asas devem ser longas, dando o que se chama aparência lateral grande. A cauda é longa e encorpada. As pernas devem ser longas e proporcionais ao tamanho geral. Quando em posição, a cauda cai ligeiramente, dando ao pássaro aparência de possuir uma ligeira curvatura do bico á parte final da cauda.

Um LANCASHIRE nunca deve estar agachado sobre o poleiro ou ter as costas como se possuísse uma corcunda.

Deve possuir penas em grande quantidade, coladas ao corpo, aparentando um conjunto moldado.

O pássaro sem topete possuí as mesmas qualidades que o de topete á excessão da cabeça. Esta deve ser grande e comprida, sobrancelhas perfeitamente definidas e caindo sobre os olhos.

O objetivo dos criadores deve ser manter e aumentar o tamanho e volume do pássaro e simultaneamente não perder sua forma e beleza.

De maneira  diversa dos padrões ingleses, a COM (HS) admite os pássaros pintados e melânicos em sua cor natural, isto é, sem pigmentação artificial.

Na Inglaterra as exposições reúnem tanto os filhostes (Unflighted) como os pássaros adultos (Flighted) e estes últimos, já completamente desenvolvidos, atingem um tamanho que os filhotes, por sua pouca odade, excepcionalmente conseguem atingir.

O LANCASHIRE, como todas as raças de canários de grande porte, somente completa sua maturidade após a primeira grande muda, fato que ocorre, mesmo nos filhotes nascidos nas primeiras ninhadas da temporada, após um ano e alguns meses de vida.

Face a isso, os criadores ingleses só costumam utilizar os machos na reprodução a segunda temporada, após a primeira grande muda.


Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting