Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

ACESSÓRIOS E UTENSíLIOS

VEJA ALGUNS ACESSÓRIOS UTILIZADOS NA CANARICULTURA

São muitos e variados os acessórios e utensílios destinados a equipar as gaiolas de criação que podem ser encontradas no comércio. Deve-se evitar sobrecarregar as gaiolas com equipamentos muitas vezes supérfluos e que acabam dificultando a manutenção da higiene.
Os melhores e mais práticos são os comedouros e bebedouros de plásticos em forma de concha ou meia-lua, usados no exterior da gaiola. Esses recipientes devem ser mantidos rigorosamente limpos, não admitindo-se que os bebedouros criem limo (algas) e os comedouros com sementes acumulem pó.
Além da limpeza diária dos bebedouros com escova e esponja, pelo menos uma vez por semana os mesmos devem ser mergulhados por algumas horas em solução de cloro (Quiboa, Cândida, etc...) e depois enxaguados em água corrente.
Os comedouros destinados às misturas de sementes devem ser constantemente esvaziados para evitar o acúmulo de pó e podem ser trocados para lavagem em espaços de tempos maiores. Os alimento retirados, devem ser limpos ( pode-se usar máquinas assopradeiras ), retiradas as cascas de sementes e pó, novamente recompostas as misturas originais e voltar a servi-las as aves. Para ministrar alimentos úmidos como a farinhada e papas, usa-se vasilhas de louça, vidro ou plástico, que devem ser substituídos diariamente e tratados com os mesmos rigores higiênicos.
Os canários precisam tomar banhos frequentes e para isso pode-se adquirir banheiras plásticas de tamanho grande, mas que permitam a sua passagem pelas portas das gaiolas. Hoje existem à venda no mercado banheiras plásticas externas, muito práticas, que podem ser adaptadas à porta da gaiola. Durante a época de criação deve-se fornecer aos casais, ninhos adequados, sendo muito usados os de plástico que são duráveis e de fácil higienização. Esses ninhos devem receber forros de flanela, corda ou feltro, encontrados em lojas especializadas. É boa prática trocar os ninhos quando os filhotes são anilhados e sempre usar ninhos limpos a cada nova ninhada.

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting