Principal

Início

Artigos

Flagrantes

Filiação

Anilhamento

Associados

Contatos

Revistas FOB

Revistas SANO

Iniciantes

Área Restrita

Regulamentos

Estatutos

Hanking SANO

Campeonatos

Nomenclaturas

Outros

Aves

Canarios de Cor

Canários de Porte

Exóticos

Silvestres

Psitacídeos

Canto Classico

Outros

 Patrocinadores

Empresas

Criadores

Diversos

 

 

 

Agenda Campeonatos Notícias Hanking Resultados Eventos Criadores Fob Ibama Sispass

 

Gibber Italicus

Origem: Itália

Histórico

Os Italianos tem criado varias raças de canários aproveitando caracteristicas já fixadas mesclando-as e por seleção atingindo seu objetivo.

No GIBBER  porém ao que se sabe não houve interferência  de mais de uma raça, pois a única utilizada foi a Frisado do Sul, cuja forma em sete  e a movimentação foram mantidos, com redução do tamanho e principalmente plumagem.

O cruzamento continuo entre passaros intensos e consangüíneos conduziu as caracteristicas acima citadas. A plumagem se tornou-se escassa e mesmo ausente em algumas zonas, como as coxas e o contorno dos olhos. A redução do comprimento e rigidez das frisuras impede que, principalmente no peito, seja coberto o esterno (quilha) que aparece com muita freqüência

Face às zonas sem penas foi denominado, inclusive, como Strip Tease Canary.

Gibber Ideal

Tamanho -  É um pássaro de cerca de 15 cm de comprimento, que aparenta menor tamanho pelas posições que se apresenta  ( de repouso ou de concurso). Está sempre em movimento e constantemente segura com uma das patas a grade da gaiola para descansar.

Postura - Na posição de concurso toma forma de numero 7, ligeiramente inclinado, com o pescoço distendido para a frente e as pernas rígidas, muitas vezes parecendo querer dobrar para a frente a junta coxa-canela.

Cabeça - A cabeça é pequena, serpentiforme, o bico proporcionalmente grande, os olhos bem posicionados com círculo implume em volta.

Pescoço - O pescoço é relativamente longo e quando em posição de concurso está estendido para a frente e pouco inclinado para baixo, em relação às espáduas.

Pernas - As pernas são longas, coxas sem penas e totalmente aparentes, canelas também longas e dedos e unhas perfeitas.

Asas - As asas são longas, perfeitamente aderidas ao dorso.

Manto - O manto é simétrico, curto não cobrindo os ombros.

Cauda - A cauda é relativamente longa, mas se apresenta muitas vezes nas laterais com as penas, (barbas) fora do posicionamento normal, pois a cauda é usada com freqüência como um terceiro apoio.

Peito - As frisuras do peito são curtas, mas convergem para o centro do peito, sem contudo esconder o esterno, ou formar um "cestinho" igual ao dos outros FRISADOS. Parecem duas virgulas.

Fachos - Os fachos são curtos, curvados para cima, envolvendo as asas somente na altura das grandes penas.

Plumagem - São admitidas todas as cores, inclusive o fundo vermelho. A plumagem é de penas curtas com coxas, esterno e círculo em volta dos olhos sem penas.    


Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

 

 

© direitos reservados - contato webmaster@clubesano.com.br melhor visualizado: internet explorer

Free Web Hosting