CANÁRIOS DE COMPETIÇÃO

PARTICIPE !

Nova modalidade de torneios - início 08:00 Hs, término 13:00 Hs

você participa e ainda dá tempo de almoçar com a sua família

LOCAL: CLUBE SANO, Rua Leila Nunes, 80 - Guarulhos - SP.

PROGRAMAÇÃO: MESES DE JUNHO, JULHO e AGOSTO DE 2009 - SEMPRE AOS DOMINGOS.

Importante: Para competir em 2009, não precisa, necessariamente, que os canários que você inscrever sejam criados por você, é necessário apenas que eles sejam anelados, com anéis da FOB ano 2008 e no ato da inscrição, sejam declarados os nomes de seus criadores.

 

 

+ de 460 cores catalogadas

A nomenclatura é estabelecida mundialmente. Estão divididas em 51 séries onde você pode escolher, criar e competir.

AS SÉRIES :

Lipocromicos Clássicos sem fator

Inos lipocromicos sem fator
Lipocromicos clássicos com fator

Inos lipocromicos com fator
Negros Marrons oxidados sem fator
Ágatas sem fator

Canelas sem fator
Isabelinos sem fator

Negros Marrons oxidados com fator

Ágatas com fator
Canelas com fator

Isabelinos com fator
Negros marrons oxidados pastéis sem fator
Ágatas pastéis sem fator
Canelas pastéis sem fator
Isabelinos pastéis sem fator
Negros marrons oxidados pastéis com fator
Ágatas pastéis com fator

Canelas pastéis com fator
Isabelinos pastéis com fator
Negros marrons oxidados opalinos sem fator
Ágatas opalinos sem fator
Canelas opalinos sem fator

Isabelinos Opalinos sem fator

Negros marrons opalinos com fator

Ágatas opalinos com fator

Canelas opalinos com fator

Isabéis opalinos com fator

Feos sem fator
Feos com fator

Acetinados sem fator

acetinados com fator

asas cinza sem fator

asas cinza com fator

negro-marrons oxidados topázios sem fator

ágatas topázios sem fator

negro-marrons oxidados topázios com fator

ágatas topázios com fator

negro-marrons oxidados eumos sem fator

ágatas eumos sem fator

canelas eumos sem fator

negro-marrons oxidados eumos com fator

ágatas eumos sem fator

canelas eumos com fator

negros-marrons oxidados onixes sem fator

ágatas onixes sem fator

canelas onixes sem fator

negro-marrons oxidados onixes com fator

ágatas onixes com fator

canelas onixes com fator

híbridos

 

AS RAÇAS :

 

Frisado Parisiense

Frisado Gigante Italiano

Padovano

Melado Tinerfenho

Frisado do Norte

Frisado do Sul

Frisado Suiço

Gibber Italicus

Gibboso Espanhol

Fiorino

Bossu belga

Scotch Fancy

Munchener

Hoso japones

Border

Norwich

Yorkshire

llarguet Espanhol

Bernois

Fife Fancy

Espanhola

Lizards

Topete Alemão

Gloster

Lancashire

Crest-bred

Crest

 

NOTA: Existem canarios com fator vermelho vindo da hibridação com o pintassilgo da venezuela - Tarin. Esse fator quando presente nos gens das canários possibilita a coloração das penas com a inclusão da cataxantina na alimentação da ave na época da muda de penas.

 

No Brasil, assim como em todo o mundo existem pássaros que são criados para competição. Uma dessas espécies é denominada de serinus canárius, ou canários belga, também conhecidos como canários do reino ou roller. São disputados campeonatos dos canários de cor, dos canários de porte e dos canários de canto clássico.

Conhecer essas aves é uma oportunidade única:

Os canários de cor estão divididos em 55 séries, segundo a nomenclatura da Federação Ornitológica do Brasil – FOB, que congrega os Clubes de criadores de canários brasileiros espalhados por todo o nosso país. Já os canários de porte estão divididos em 26 raças, cada uma com suas características próprias. Esses canários estão divididos em 5 grandes agrupamentos, chamados de modalidades que são de desenho, frisados, topetes, forma e posição. Já os canários de canto clássico são divididos em 04 grandes grupos e seu campeonato é realizado no Campeonato Brasileiro de Ornitologia e nos Torneios Abertos realizados pela SANO.

                                

TORNEIOS 2009

MUITOS "ROBYSTAS" ESTÃO SE PREPARANDO PARA A TEMPORADA 2008 DE CRIAÇÃO.

Trazemos aqui todas as informações para você iniciar nesse "roby". Em todo o mundo esses canários são criados segundo um rígido controle genético e sanitário. São realizados campeonatos em toda a Europa, América latina, América do norte e Ásia. Mundialmente as características de cada cor e raça são exaustivamente estudadas e aprovadas por comitês e órgãos constituídos pela Confederação Ornitológica Mundial – COM, sua sede é na Holanda. Existindo também a Confederação Ornitológica Mundial do Hemisfério Sul - COM-HS, com sede no Brasil e a Confederação Ornitológica Mundial do Hemisfério Norte - COM-HN.

COMPETIÇÃO ! ! . 

 

OS JUÍZES.

Todos os campeonatos e torneios brasileiros são julgados pelos juízes da ordem Brasileira de Juízes de ornitologia - OBJO, que é um órgão regular da Federação Ornitologica do Brasil - FOB. Os juízes que atuam no meio ornitológico brasileiro são pessoas que tem grandes conhecimentos da ornitologia, são submetidos a exames para testar seus conhecimentos nas áreas que deverão atuar e fazer os julgamentos oficiais.

 

Seja você também um juíz da OBJO: 

Anualmente a OBJO, Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia, realiza exames para seu quadro de juizes nos diversos segmentos: canários de cor, canários de porte, pássaros exóticos, psitacídeos, etc. SAIBA MAIS NO SITE www.fob.org.br

ir para o inicio

A Competição

Toda competição de canários de cor e porte é realizada de modo sistemático e pré-estabelecido.

A competição se realiza de maneira natural e sem causar estresse para as aves, que são instaladas em gaiolas apropriadas. A aves são trazidas à presença dos juízes e colocadas sobre uma bancada de julgamento, segundo as cores e raças. Os canários são julgados, por comparação entre as aves concorrentes, onde se aprecia as características desejáveis para cada cor e raça, de acordo com o manual de julgamento de canários de cor e porte da FOB/OBJO.

Aquele canário que obtiver uma pontuação igual ou superior a 90 pontos são declarados campeões. Teoricamente os canários podem atingir até 100 pontos, porém, para chegar a essa pontuação o canário deve ser o canário perfeito, o que teoricamente não existe, então as pontuações dificilmente atingem os 90 pontos e raramente acima desse patamar, podendo chegar a atingir os 93 pontos. Nesse caso são canários excepcionais, quase perfeitos.

O mais comum é uma pontuação entre 85 a 89 pontos. Daí pra baixo, normalmente o canário é desclassificado, pela imposição do regulamento, pois forçosamente terá conceitos fracos em mais de dois item da tabela de julgamento.

Para efeito de classificação geral do criador, existe uma tabela de correspondência de pontuação para cada canário classificado entre o 1º e o 5º lugar, atribuindo pontos para o criador, que vão sendo somados e perfazendo uma totalização que no final do concurso mostra a classificação geral por criador de cada segmento, definindo o Campeão, Vice-campeão e os demais classificados.

Existe também a premiação de "eficiência" que mostra, como o nome já revela, a eficiência do criador, que é baseada no número de canários inscritos na competição. O índice é conseguido dividindo a pontuação geral obtidos pelo número de aves inscritas, dessa forma definindo um índice para cada criador estabelcendo uma classificação apontando os campeões, vice-campeões e os demais classificados. Essa premiação é bastante importante, pois sua sistemática valoriza os criadores que criam aves de qualidade.

Outro método inédito é o PRÊMIO TOP 10, onde o criador escolhe, dentre os seus PRÓPRIOS canários inscritos, aqueles 10 canários que ele julga os melhores, dessa forma competindo em igualdade numérica com os demais concorrentes.

De um modo geral a competição é bastante acirrada. Todo canário declarado campeão, com pontuação igual ou superior a 90 pontos recebe uma medalha, que é bastante comemorada pelo seu criador.

Os criadores campeões e aqueles que conseguem fazer canários campeões tem sua criação valorizada e não é raro ver seus canários serem vendidos por altas quantias, chegando a valer acima de R$ 500,00. A qualidade tem seu preço.

Importante: Para competir em 2008, não precisa, necessariamente, que os canários que você inscrever sejam criados por você, é necessário apenas que eles sejam anelados, com anéis da FOB ano 2007 e no ato da inscrição, sejam declarados os nomes de seus criadores.

 

ir para o inicio


Torneios - 2009 - No ano de 2009 serão realizados torneios nos finais de semanas, nos meses de junho, julho e agosto. Essa modalidade de competição será patrocinada pelo Clube SANO - Sociedade Amadora Nacional de Ornitologia. Com a finalidade de divulgar e fazer crescer a ornitologia brasileira, foi criada pela SANO a modalidade de "associado especial". Essa modalidade de associado tem vantagens de baixo custo de filiação com direito a solicitar até 20 anéis/ano para canários de cor, porte e canto clássico, acima desse número, o associado migrará para a modalidade de associado efetivo. Veja mais detalhes para filiação no link www.clubesano.com.br/criador_especial.htm. Dessa maneira ficou fácil e barato participar dos Torneios. Todos os criadores de canários poderão participar, desde que os seus canários estejam anelados com anéis FOB, fornecidos por qualquer clube ornitológico.

 

Local:Ocorrerão na cidade de Guarulhos, no CLUBE SANO, Rua Leila Nunes, 80.

 

Os Torneios: Foram idealizados de um modo bastante simples. Os criadores deverão levar suas aves para o torneio sem se preocupar em prencher fichas e demais formulários. Essa etapa será feita por pessoas da organização do torneio. Esse pessoal orientará os participantes quanto a classificação da cor ou raça do canário, dentro da nomenclatura oficial. Outro diferencial importante desse tipo de competição é o de levar em consideração o deslocamento do criador até o local do evento. Esse deslocamento será feito numa única vez. No dia do evento, logo pela manhã, o criador deverá levar seus pássaros já PREPARADOS, até ás 9:30 Hs, devidamente prontos para a competição. Então serão identificados e classificados dentro das cores e raças e serão levados até as gaiolas previamente preparadas. Momentos depois, serão julgados, e assim após a totalização dos resultados, serão feitas as entregas dos troféus e medalhas. Ou seja, num mesmo dia serão realizadas todas as etapas do Torneio, trazendo economia de tempo e praticidade para o competidor. Serão aceitas inscrições de pássaros para quarteto e individual. Cada criador fica livre para inscrever quantas aves quiser.

 

ir para o inicio

 

Hanking dos Torneios

 

Será elaborado um Hanking dos Torneios, durante a temporada da competição, e seus resultados serão divulgados no site www.clubesano.com.br


QUANTO VALERÁ PRA VOCÊ TER UM CANÁRIO CAMPEÃO?

Você já imaginou o prazer de ver um pássaro criado por você, sendo declarado CAMPEÃO, obtendo uma pontuação de 90 pontos ou mais! Experimente essa emoção e satisfação, siga as nossas orientações e sinta-se um privilegiado em praticar a ornitofilia. Com pouco investimento você terá muita alegria e poderá até descobrir uma nova fonte de renda.


COMPETIÇÃO ALIADA A UMA PRÁTICA SAUDÁVEL.

CRIE AVES, SE DEDIQUE A ORNITOFILIA E FAÇA MAIS AMIGOS.

ir para o inicio

A Criação

Criação - Para iniciar uma criação de canários, geralmente pode-se adaptar algum cômodo já existente na casa. De preferência, a acomodação deverá ser provida de ampla(s) janela(s) voltada(s) para o sol nascente, caso isso não seja possível o criador deverá ter atenção redobrada quanto a oferta de vitaminas, proteínas e sais minerais a disposição das aves.
As janelas devem ser protegidas por tela de malha fina para evitar a entrada de insetos e dispostas de maneira a evitar corrente de ar direta sobre as gaiolas, para prevenir o desenvolvimento de problemas respiratórios nas aves. Caso a circulação de ar seja deficiente, será necessário a instalação de um exaustor no ambiente propiciando a renovação adequada do ar.
A previsão do número de casais deverá ser feita de acordo com as dimensões do criadouro, sempre tendo em mente que o mesmo também precisará acomodar os futuros filhotes e que a superpopulação pode causar problemas de saúde e provocar comportamentos indesejáveis nas aves.

ir para o inicio

Gaiolas - As gaiolas indicadas para a criação de canários são as de puro arame galvanizado com grade divisória removível e suportes externos para bebedouros e comedouros (chamadas de gaiolas argentinas).
Existem no comércio diversos tipos de gaiolas e excelentes fabricantes. Antes de adquiri-las é recomendável fazer uma pesquisa cuidadosa para eleger o modelo mais conveniente, o melhor acabamento e preço, sendo interessante ouvir a opinião de criadores experientes.
Feita a escolha, deve-se adquirir as gaiolas iguais e do mesmo fabricante, com a finalidade de padronizar o equipamento e facilitar o manuseio. Deve-se adquirir para cada gaiola, uma grade-piso sobressalente que facilitará a limpeza. Os fundo das gaiolas (bandejas) devem ser forrados com papel absorvente (pode-se usar folhas de jornal usado) e sempre que houver acúmulo de dejetos troca-se a forração (dias alternados).
Pelo menos duas vezes por semana as grades-pisos devem ser trocadas por outras limpas. As grades retiradas devem ser imersas em água por algumas horas, depois cuidadosamente esfregadas e lavadas e imersas novamente por algumas horas em solução desinfetante. É preciso dispensar cuidados especiais também com os poleiros, que devem ser mantidos limpos e, se possível trocados a cada duas semanas.

ir para o inicio

Acasalamento - Considerando-se as variações naturais de luz solar, anualmente ocorre um aumento gradual e contínuo do tempo de duração da luminosidade do dia, a partir de 21 de junho, alcançando o máximo em 21 de dezembro.
Neste período, considerado foto-período positivo, inicia-se o ciclo reprodutivo dos canários. Assim, entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto, em nosso hemisfério, dá-se a época recomendada para iniciar os acasalamentos. Os machos e as fêmeas deverão ser colocados nas gaiolas de cria, separados pela grade divisória, para um período de adaptação fornecendo-se às fêmeas o ninho e fios de estopa ( desfiada ou em pedaços de 5x5 cm. presos nas gaiolas). Quando os pássaros começarem a trocar comida através da grade e a fêmea a confeccionar o ninho remove-se a grade divisória, sendo então bem menor a possibilidade de brigas geradas por incompatibilidade ou despreparo do casal.

ir para o inicio

Postura - Apostura mais frequentes são as de 3 e 4 ovos, podendo chegar a 5. A canária normalmente põe os ovos em dias seguidos, mas em alguns casos pode ocorrer intervalo de um dia entre um ovo e o seguinte . Nas primeiras horas da manhã ( 5 a 7 hs), a canária realiza a postura e depois é galada pelo macho, o que assegura a fecundação dos ovos posteriores. Por isso, não é conveniente entrar no criadouro muito cedo.
A manipulação dos ovos postos pelas canárias não é ponto de consenso entre criadores, na manipulação pode ocorrer a contaminação ou danificação dos ovos. Para evitar esse risco, pode-se deixá-lo no próprio ninho, se a fêmea começar a chocar, logo no primeiro ovo (fato que dificilmente ocorre, ela tenderá a chocar após o segundo ou terceiro ovo) os filhotes nascerão em dias diferentes e haverá diferenças acentuadas de tamanho nos ninhedos, sendo conveniente a troca entre ninhadas para assegurar um desenvolvimento igual. Esse manejo já é praticado por muitos criadores com resultado melhor que a manipulação dos ovos, além de trazer a vantagem de dar menor trabalho para o criador.

ir para o inicio

Incubação - Normalmente a incubação é de 13 dias e nesse período é conveniente que o ambiente seja tranquilo e que as manipulações na gaiola sejam rápidas, evitando-se perturbar a canária.
Durante a incubação os ovos perdem água através da casca que é porosa e permite também o intercâmbio de gases necessários para a vida do embrião. Nesse processo de "respiração do ovo" o vapor da água expelido deve ser reposto. Daí a necessidade, nesse período, de umidade relativa do ar mais elevada. As canárias por instinto regulam a umidade molhando suas penas, sendo conveniente colocar banheiras, particularmente ao final da incubação (3-4 dias antes do final), momento em que os ovos necessitam de maior umidade e menor temperatura para que os estímulos de eclosão sejam eficazes e os filhotes possam romper facilmente a casca (78-90 % de umidade). Se a fêmea não se banha é conveniente pulverizar os ninhos com água . Em períodos de baixa umidade pode-se também colocar esponja úmida no fundo da gaiola. Durante a incubação pode-se fazer o diagnóstico da fertilidade dos ovos a partir do 5º ou 6º dia, examinando-os por transparência através de um foco de luz e comprovando a existência do complexo embrionário. Para isso emprega-se um "ovoscópio" que consiste numa caixa contendo uma lâmpada no interior e um estreito orifício sobre o qual se coloca o ovo. Observando-se um ovo não fecundado, por esse método, a gema é perfeitamente distinguida, enquanto nos ovos fecundados, a partir do 3º ou 4º dia de incubação já não se distingue a gema como se ela estivesse misturada com a clara. Com a prática, a olho nú pode-se distinguir os ovos, "claros" dos fecundados, pois estes, após seis dias de incubação adquirem uma coloração mais intensa e fosca.
Segundo Perez e Perez (Bases Biológicas y de aplicación práctica la canaricultura) os ovos abortados constituem perigo pelas emanações que produzem sobre os ovos normais, podendo ser esta a causa de fracasso da incubação. Por essa razão, esse autor recomenda a ovoscopia em dois períodos:
aos 5-6 dias para identificar os ovos fecundados dos infecundados e aos 10-11 dias para eliminar os embriões mortos.

ir para o inicio

Nascimento - Na maioria dos casos, o nascimento se produz exatamente no 13º dia de incubação. Entretanto, se o nascimento não ocorrer dentro do previsto, deve-se ter paciência e aguardar. Várias circunstâncias podem causar o atraso. Há fêmeas que não chocam e saem do ninho com frequência. A falta de umidade também pode influenciar no atraso. Não abra ou jogue fora um ovo pelo menos até o 15º dia de choco e, mesmo assim, faça mais um teste de vitalidade. Para isso coloca-se os ovos em um recipiente com água morna e aguarda-se alguns minutos. Se o embrião estiver vivo, o ovo flutuará com a ponta para baixo, uma vez que a câmara de ar ocupa o polo mais largo e balançará ligeiramente. Os ovos abortados flutuarão de lado, sem movimentos pendulares, ou afundarão.

ir para o inicio

Alimentação dos filhotes - A alimentação oferecida as fêmeas com filhotes deverá conter farinhadas com ovo cozido sem casca, amassado ou passado no liquidificador. Existem no mercado várias marcas e tipos de farinhadas, existem as que contém ovo liofilizado ( ovo em pó) sendo muito práticas para o criador. Pode-se usar verduras como o almeirão, chicória e couve, sempre muito bem lavadas e frescas, bem como maçã, pepino e jiló.
O uso de variedades de sementes também é importante. Deve-se oferecer uma boa mistura de sementes, existem em casas especializadas já preparadas contendo as proporções adequadas. Vários criadores, por experiência própria preferem preparar sua própria mistura especial, porém é bastante satisfatório o uso das misturas oferecidas no comércio, nas casas especializas. Alguns canários não alimentam ou alimentam mal os seus filhotes, apesar dos cuidados do criador. É sempre interessante ter várias fêmeas chocando ao mesmo tempo. Caso falhem as manobras para estimular uma fêmea a tratar sua ninhada, resta a possibilidade de distribuir os filhotes entre as fêmeas que estejam tratando bem. Alguns criadores costumam auxiliar as fêmeas, administrando alimentos pastosos no bico dos filhotes. Esse procedimento deve ser usado principalmente nos primeiros dias de vida dos filhotes, acreditamos que nos dois ou três primeiros dias de vida é muito importante alimentar os filhotes através de palitos ou mesmo seringas descartáveis, administrar nesse alimento vitaminas e medicamentos eficientes no tratamento, por exemplo, da colibacilose, patologia responsável pela maioria das mortes no ninho, além de complexo de vitaminas e promotores de crescimento. Atualmente tem-se empregado vários medicamentos para essa fase dos ninhedos, sendo os mais usados os probióticos e hepato-protetores.
Esse procedimento, auxilia o desenvolvimento inicial, mantendo os filhotes em condições de se levantarem e pedirem alimentação às mães, aumentando o índice de sobrevivência.
As fórmulas das farinhadas que devem ser misturadas ao ovo cozido e passado pela peneira para fazer a "farinhada "ou "farofa ", são muito variadas. Esse assunto é bastante polêmico e cada criador tem a sua própria receita, guardando muitas vezes com grande segredo. O objetivo final dessa farinhada é obter uma mistura com proporções adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, além de sais minerais e vitaminas, o que na maioria das vezes não é alcançado.
Nas revistas e livros especializados encontram-se várias sugestões para o preparo dessas misturas. Existem hoje no comércio rações balanceadas e adequadas especialmente formuladas para criar pássaros a mão, são bastante eficientes, e estão sendo usadas por criadores de renome, com bons resultados. Aconselhamos seu uso, visto serem produtos desenvolvidos cientificamente, além de sofrerem fiscalização dos órgãos governamentais responsáveis.

ir para o inicio

Anilhamento - Para identificar as aves, o sistema usado consiste na colocação de anilhas nas pernas dos filhotes. A anilha é um anel de alumínio, fechado e inviolável, no qual está gravado as siglas da Federação e do Clube que o criador é filiado, o ano do nascimento, o número de ordem e o número do criador. Esta anilha é a identidade do pássaro, pois não sairá mais de sua perna, acompanhando-o por toda a vida. Os pássaros para serem apresentados em exposições, concursos oficiais e comercializados devem portar obrigatoriamente anilhas de identificação. As anilhas são colocadas nos canários, com poucos dias de vida, de 4 a 7 dias, mas sempre tendo-se em conta o desenvolvimento de suas pernas, evitando-se que a operação seja traumatizante no caso de grande desenvolvimento ou que o pássaro a perca, se a manobra for realizada muito cedo. O anilhamento é um simples de se realizar. No início o principiante sentirá dificuldades de manejo com os filhotes, mas logo se habituará com o processo e sentirá a satisfação de fazê-lo, visto que ele representa uma etapa prazerosa para o criador. É um prenuncio de sucesso na criação e representa muitas etapas vencidas.
Para anilhar, toma-se o filhote com a mão esquerda, e com a direita o anel. Passa-se a anilha pelos três dedos anteriores, deslizando-se até o início da articulação. Segura-se a ponta desses dedos e desloca-se a anilha através do dedo posterior, que deve estar no mesmo sentido da perna, fazendo com que o anel passe para a perna. Em seguida liberta-se o dedo posterior, desenganchando-o da anilha.

ir para o inicio

Separação dos filhotes - A permanência no ninho é de aproximadamente 20 dias. As ninhadas bem nutridas deixam o ninho entre 16 e 18 dias. Poucos dias depois, os filhotes começam a procurar os alimentos, principalmente a farinhada úmida, frutas e verduras. Com um mês devem descascar e quebrar as sementes, podendo então serem separados dos pais, através de grades da gaiola e aos 45 dias poderão ser separados em definitivo.
Uma regra prática e interessante é não separar os filhotes enquanto estes não perderem as penugens da cabeça. Normalmente, por volta do 30º dia, a fêmea inicia outro ciclo e começa a se preparar para nova postura. Nesse período é interessante oferecer material para o casal preparar novo ninho, evitando que ele retire penas dos filhotes para usar como material de confecção de ninho. É neste período também que se deve colocar a grade de divisória, separando o casal de sua prole. Os pais alimentam os filhotes pela grade, bastando para isso a colocação de poleiros baixos e próximos à grade divisória, dos dois lados .

CHEGANDO NESSE ESTÁGIO, VOCÊ ESTARÁ COMPLETANDO GRANDE PARTE DAS TAREFAS DE CRIAR UM CAMPEÃO, OU PELO MENOS VOCÊ JÁ TERÁ CRIADO UM CANÁRIO QUE IRÁ COMPETIR.

ir para o inicio

Preparação para Competição- A preparação para competição dos canários deve começar bem antes da data dos torneios e devem seguir os passos abaixo descritos:

Penas: No período da primeira grande muda de penas, o criador deve observar se existem penas quebradas das asas e cauda da ave, em caso positivo elas deverão ser retiradas, segurando a ave com firmeza nas mãos. As penas das asas devem ser retiradas com mais cuidado para evitar danos às asas da ave. Uma dica importante é de que quando for retirar as penas quebradas, deve-se soltar a asa, de maneira a deixa-la livre para absorver o movimento de retirada da pena danificada. As penas retiradas crescerão sem nenhum problema e em pouco mais de 20 dias alcançarão seu tamanho normal.

Banho: Na preparação para concurso deve-se dar atenção especial para a limpeza da ave. Semanas antes do concurso deve-se dar banho, oferecendo banheiras com água limpa todos os dias, os canários deverão ficar com as penas totalmente limpas. Se esse procedimento não alcançar os resultados esperados, então devemos recorrer ao banho artificial, lavando, com o auxílio de uma escova macia, as penas das asas e dos rabos das aves. O banho deve ser dado no dia anterior ao julgamento, já que se a ave se apresentar molhada na hora do julgamento, ela será desclassificada. Vale aqui uma observação, o regulamento da OBJO, prevê desclassificação da ave que apresentar qualquer tipo de preparação artificial que utilize produtos que venha a alterar as características naturais da cor da ave. Como exemplo podemos mencionar os shampoos clareadores, os descolorantes, etc.

Anilhas: As anilhas serão conferidas e só poderão participar aves com anél do ano anterior ao torneio, ou seja, para os torneios de 2008, só poderão participar aves com anel FOB 2007.

ir para o inicio

Regulamento da Competição- Os Torneios terão seus julgamentos conforme os regulamentos da OBJO. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão de realização dos Torneios.

TABELAS GUIAS DE JULGAMENTO

LIPOCRÔMICOS FUNDO AMARELO

ítem
máximo.Teórico
muito.bom
...bom...
..regular..
...fraco...
variedade (lipocromo)
30
28
27 A 26
25 A 24
23 ou 22
categoria(intenso,nevado,mosaico)
20
19
18
17 A 16
15 ou 14
plumagem
15
14
13
12
11
forma
10
9
8
7
6
elegância
10
9
8
7
6
tamanho
10
10
9
8
7
apresentação
5
5
4
3
2

LIPOCRÔMICOS FUNDO BRANCO

ítem
máximo.Teórico
muito.bom
...bom...
..regular..
...fraco...
variedade(categoria)
50
47
46 a 44
43 a 41
40 ou 38
plumagem
15
14
13
12
11
forma
10
9
8
7
6
elegância
10
9
8
7
6
tamanho
10
10
9
8
7
apresentação
5
5
4
3
2

MELÂNICOS FUNDO AMARELO OU VERMELHO

ítem
máximo.Teórico
muito.bom
...bom...
..regular..
...fraco...
tipo (melaninas)
25
24
23
22 A 20
19 ou 18
variedade(lipocromo)
20
19
18
17 A 16
15 ou 14
categoria(intenso,nevado,mosaico)
10
9
8
7
6
plumagem
15
14
13
12
11
forma
10
9
8
7
6
elegância
10
9
8
7
6
tamanho
10
10
9
8
7
apresentação
5
5
4
3
2

MELÂNICOS FUNDO BRANCO

ítem
máximo.Teórico
muito.bom
....bom....
..regular..
...fraco...
tipo (melaninas)
25
24
23
22 A 20
19 ou 18
variedade(categoria)
25
23
22 a 20
19 a 17
16 a 14
plumagem
15
14
13
12
11
forma
10
9
8
7
6
elegância
10
9
8
7
6
tamanho
10
10
9
8
7
apresentação
5
5
4
3
2

ir para o inicio

© Copyright 2007 -canarioquecompeti-Todos os direitos reservados pela lei de direitos autorais.

Free Web Hosting